Rizartrose

Corresponde à artrose da base do polegar, destruição progressiva das cartilagens da articulação entre o trapézio e o primeiro metacarpo. Esta osteoartrite também pode afetar outras articulações ao redor do trapézio. É muito comum, afetando principalmente as mulheres, e na maioria das vezes começa por volta dos 50 anos.

Pode ser muito bem tolerado, apesar da importância dos sinais radiológicos e das deformidades do polegar, ou tornar-se muito incômodo na vida diária, resultando em dor, limitação da mobilidade da base do polegar e redução da força de pinçamento do polegar.

Os fatores que predispõem a esta condição são numerosos: degenerativos como em todas as osteoartrites, mecânicos (movimentos repetidos do polegar), hereditários e familiares, e às vezes sequela de um trauma.

Como se desenvolve lentamente ao longo dos anos, a rizartrose leva ao enrijecimento progressivo do polegar, o que dificulta a captura de objetos grandes, leva à perda de força e, às vezes, a uma deformação desagradável chamada “polegar em Z”. A doença também pode levar a uma deformidade da articulação do meio do polegar (a articulação metacarpofalangeana), que pode perder sua flexão e, às vezes, ficar deformada.

O tratamento, inicialmente, é conservador com recurso a tratamentos analgésicos e anti-inflamatórios, fármacos anti-osteoartríticos, por vezes infiltrações da articulação e, sobretudo, a colocação de uma tala de repouso (órtese). Esta órtese é usada com mais frequência à noite, temporária ou permanentemente.

A cirurgia só é considerada após falha do tratamento clínico.

• A secção dos tendões supranumerários na base do polegar não trata a artrose e não influencia no seu desenvolvimento. Pode ter um efeito benéfico sobre a dor em formas que ainda estão na infância.

• Alguns propõem, em formas mais avançadas, a colocação de uma prótese plástica ou de uma prótese metálica articulada.

• Outros preferem remover o trapézio e estabilizar o polegar com um tendão vizinho.

• Em alguns casos especiais, é possível bloquear a articulação (artrodese).

Frequentemente realizados sob anestesia locorregional, podem ser realizados durante uma internação de curto prazo (ambulatorial) ou por alguns dias, pois esses procedimentos costumam ser dolorosos. Todas essas intervenções requerem imobilizações mais ou menos longas (15 dias a 6 semanas). As intervenções que substituem o trapézio costumam ter uma longa recuperação. Essas intervenções nunca restauram um polegar normal e não permitem recuperar toda a força de preensão da mão, apesar da reabilitação muitas vezes longa.

Complicações são sempre possíveis:

A infecção local é rara. Antibióticos às vezes são necessários para evitá-lo. Em  caso de infecção uma nova intervenção pode ser necessária.

Uma mão inchada e dolorida com suor e, em seguida, rigidez é motivo de preocupação(algodistrofia). A evolução é lenta, ao longo de vários meses ou anos. Sequelas são possíveis (dor residual, alguma rigidez nos dedos e/ou punho, às vezes até no ombro).

Formigamento, dormência do polegar são possíveis por irritação dos pequenos nervos do polegar (ramos sensoriais do nervo radial). Eles geralmente desaparecem dentro de alguns dias a algumas semanas, mas podem persistir. A seção de um nervo é excepcional.

As próteses articulares são feitas de materiais que se desgastam com o tempo. Este desgaste é mais ou menos rápido dependendo da sua atividade. Próteses metálicas são muitas vezes fixadas com cimento, que podem se desprender do osso com o tempo (afrouxamento). Desgaste ou afrouxamento podem levar a uma reoperação.

Seu cirurgião está em melhor posição para responder a quaisquer perguntas que você possa ter antes e depois do procedimento. Não hesite em falar com ele novamente antes de tomar sua decisão.