Doença de Dupuytren

A doença de Dupuytren é uma doença de origem desconhecida que afeta tecidos (as aponeuroses) cuja função é proteger músculos, nervos e vasos. Por razões que não são bem compreendidas, esses tecidos tornam-se espessos, primeiro se enrolam em uma bola (os nódulos) que leva a dobras na palma da mão ou nos dedos. À medida que a doença progride, esses tecidos se retraem causando a formação de “cordas” na mão (freios) que limitam a extensão dos dedos, enquanto o fechamento da mão permanece possível porque os tendões estão saudáveis. Em um grau máximo, os dedos estão fechados na palma da mão. Esta doença afeta preferencialmente o quarto e quinto dedos, mas pode afetar toda a mão e os dedos. Geralmente é indolor.

Esta doença é, pelo menos em parte, de origem genética: é por esta razão que outros membros da sua família são frequentemente afetados, com formas muito variáveis. Nas formas mais graves, os pacientes podem apresentar manifestações em outros locais, como na planta dos pés (doença de Ledderhose), no pênis (doença de Peyronie) ou no dorso dos dedos. Quanto mais cedo a doença começar, mais graves serão os danos; em geral aparece por volta dos cinqüenta anos nos homens, mais tarde nas mulheres.

Várias doenças estão preferencialmente associadas à doença de Dupuytren, são elas: epilepsia, diabetes, hipertrigliceridemia, consumo de álcool e tabaco. O trabalho manual não é de forma alguma responsável pela doença de Dupuytren. Por outro lado, a doença pode desenvolver-se na sequência de um acidente em determinadas condições.

Atualmente, não há tratamento clínico eficaz para a doença. O único tratamento continua sendo a seção ou ablação do tecido doente. Como a origem é desconhecida, o tratamento cirúrgico por si só não pode impedir a propagação da doença para outros dedos, ou mesmo a recorrência nos dedos operados. Por todos esses motivos, é raro ter que tratar as formas iniciais. Por outro lado, não devemos esperar muito porque nas formas graves o tratamento é mais difícil, com maior chance de complicação, com resultado limitado e com

maior risco de reincidência. O envolvimento preferencial pelo 5º dedo, ou articulações dos dedos é também responsável pelos piores resultados. Esquematicamente, o tratamento é recomendado quando o paciente não consegue mais colocar a mão espalmada sobre uma mesa pressionando com a outra mão.

As complicações desses tratamentos estão relacionadas à fragilidade da pele (espessada, mas enfraquecida pela doença) e à proximidade da doença de Dupuytren com os nervos e vasos. Uma mão inchada, dolorida, com suor e rigidez é preocupante (algodistrofia), e nesses casos, a evolução é lenta, ao longo de vários meses ou anos. Sequelas podem acontecer, como a dor residual, alguma rigidez nos dedos e/ou punho, e às vezes até no ombro. Por fim, muitos pacientes são tratados tardiamente e suas articulações dos dedos podem ficar rígidas e, às vezes, é impossível para o cirurgião estender completamente o dedo do paciente.

Os tratamentos são divididos em três grupos principais:

– A simples secção das tiras com a ponta de um bisturi ou com o bisel de um agulha. Esta é a primeira técnica conhecida, proposta pelo próprio Dupuytren. Tem a vantagem da simplicidade e pode ser usado rapidamente à mão. Muitas vezes requer o uso de um dispositivo para estender o dedo (uma órtese) por várias semanas. O risco desta intervenção é que os vasos, nervos ou tendões possam ser lesados. É especialmente indicada quando a brida é superficial, sob a pele e, portanto, não pode ser oferecida a todos os pacientes. Essa técnica leva mais frequentemente a recorrência da doença, porque o tecido acometido não é removido.

– A remoção das cordas; é um procedimento cirúrgico que dura entre 30 minutos e 2 horas, dependendo da extensão da doença. A anestesia nesses caso, pode ser somente com um bloqueio do braço, com sedação. As incisões levam de duas a três semanas para cicatrizar e poderão permanecer espessas por vários meses. Em alguns casos, o cirurgião pode deixar parte da cicatriz aberta para evitar complicações como hematomas ou lesões na pele. A cura será um pouco mais longa, mas muitas vezes um pouco menos dolorosa. A reabilitação e o uso de uma tala para estender os dedos são muitas vezes necessários. A dissecção da doença em contato com vasos e nervos é difícil; os nervos às vezes ficam irritados, o que leva a sensações de formigamento nos dedos, que às vezes podem persistir por vários meses. A seção de um nervo ou uma artéria também é possível. Finalmente os dedos podem permanecer rígidos, especialmente o quinto dedo.

– Retirada das cordas e da pele com reposição de pele (por enxerto de pele ou retalho): é uma técnica mais ambiciosa e demorada. As recidivas são raras sob enxertos de pele, mas as sequelas estéticas são mais importantes. Essa técnica é bastante reservada para indivíduos com formas graves ou que tiveram recorrência após o tratamento cirúrgico. A cicatrização é mais demorada, e as complicações são as mesmas da retirada de bandas simples.

Se o tratamento cirúrgico for considerado, a interrupção do trabalho é de pelo menos um mês, às vezes mais. Sendo cada paciente diferente, o tratamento será adaptado ao caso particular.

Seu cirurgião está em melhor posição para responder a quaisquer perguntas que você possa ter antes e depois do procedimento. Não hesite em falar com ele novamente antes de tomar sua decisão.