Cisto Sinovial

É uma tumoração cística que pode se desenvolver no pulso ou na base de um dos dedos. É firme, elástica, pode se mover um pouco e às vezes causa dor ao segurar peso ou fazer certos movimentos. O tumor pode ser grande ou discreto, e às vezes só pode ser visto com exames especializados.

Ele pode aparecer de repente e ser doloroso (no pulso) ou se desenvolver lentamente ao longo do tempo (nos dedos).

O tumor está relacionado ao acúmulo de líquido sinovial produzido pela membrana que reveste a articulação do punho ou pelos tendões flexores dos dedos. São chamados de cistos artrossinoviais (se estiverem relacionados à sinóvia do punho) ou cistos tenossinoviais (se estiverem relacionados à bainha do tendão).

Esses cistos são geralmente benignos, não apresentando gravidade além do desconforto ou dor .

O tratamento nem sempre é necessário. Pode-se fazer uma punção (drenagem do tumor com uma agulha) seguida de uma injeção de corticosteroides para aliviar os sintomas, mas a recorrência é comum.

A cirurgia é recomendada quando o cisto se torna esteticamente ou funcionalmente incômodo. O tratamento envolve a remoção completa do cisto e sua base. Isso reduz o risco de recorrência. No entanto, no pulso, a cirurgia pode causar uma ruptura na articulação, que cicatrizará com o tempo, podendo causar rigidez, que pode ser tratada com reabilitação.

Nos dedos, esse problema é menos comum.

É importante ser paciente. Na verdade, cerca de um em cada quatro tumores do pulso desaparece espontaneamente nos seis meses seguintes ao seu surgimento. Se o tumor não causa mais dor, é razoável esperar esse período.

A cirurgia normalmente é realizada em regime de internação de um dia, sob anestesia local ou regional. Algumas complicações podem ocorrer:

• Infecção, que pode ser controlada quando diagnosticada precocemente;
  • Algodistrofia, que causa inchaço, dor, suor e rigidez na mão. A recuperação é lenta e pode deixar sequelas;
  • Recorrência do tumor em cerca de 10% dos casos;
  • A cicatriz geralmente é discreta, mas pode ser visível, principalmente na parte dorsal do pulso.

O cirurgião de mão  é o melhor profissional  para esclarecer  a quaisquer dúvida que você possa ter sobre esta condição. Não hesite em falar com ele sobre isso.