Cisto Mucóide

São  pequenos inchaços localizados ao redor da última articulação dos dedos (aquela próxima à unha). Às vezes, eles são preenchidos com um líquido claro. De origem articular, esses tumores acompanham as articulações osteoartríticas ou que virão a sê-lo. Eles invadem a pele que os cobre e podem se romper espontaneamente (fistulização) e depois se infectar levando à infecção da articulação e, às vezes, do osso (osteoartrite). Ao comprimir a matriz ungueal podem levar a uma deformação que nem sempre desaparece após o tratamento.

O tratamento varia:

• Para pequenos cistos recentes, sem deformidade da unha, é possível um monitoramento simples. As perfurações podem enfraquecer a pele e representar um risco de infecção.

• Cistos grandes, fistulizados ou acompanhados de deformidades nas unhas podem ser tratados cirurgicamente. O procedimento consiste na retirada do cisto e da pele que o recobre, cobrindo a perda de substância com enxerto de pele retirado da mão ou antebraço.

As proeminências ósseas são frequentemente removidas e, às vezes, essa é a única ação se a osteoartrite for moderada.

• No caso de osteoartrite grande e dolorosa que acompanha um cisto, pode ser necessário o bloqueio da articulação (artrodese), porque a excisão isolada do cisto não é suficiente para eliminar a dor. Este bloqueio tem poucas consequências funcionais quando indicado para articulações já destruídas. Pegar pequenos objetos é a principal dificuldade encontrada após a artrodese.

A cirurgia geralmente é ambulatorial (durante o dia), sob anestesia local ou locorregional (somente o braço ou o dedo ficam adormecidos). Complicações são sempre possíveis:

• A mais frequente é a recorrência do cisto cuja frequência é variável. O uso de enxerto de pele ou retalho para cobrir a área do cisto diminui significativamente a taxa de recorrência pós-operatória.

• Dificuldades de cicatrização, até mesmo a perda do enxerto ou retalho  são raras. O tabagismo parece favorecer essas complicações.

• A infecção local é um risco especialmente em cistos que já se romperam ou que tiveram muitos tratamentos locais. Às vezes, os antibióticos são necessários para evitá-los. Em caso de infecção pode ser necessária uma nova intervenção.

• O enrijecimento da articulação é mais consequência da artrose do que da operação, assim como a dor na região operada. No entanto, como acontece com todos os tecidos, a cicatriz ficará espessa, vermelha e às vezes sensível por várias semanas ou até meses.

• Mão inchada e dolorida, com suor e rigidez preocupante (algodistrofia). A evolução é lenta, ao longo de vários meses ou anos. Sequelas são possíveis (dor residual, alguma rigidez nos dedos e/ou pulso, às vezes até no ombro).

O seu  cirurgião de mão  é o melhor profissional  para esclarecer  a quaisquer dúvida que você possa ter sobre esta condição. Não hesite em falar com ele sobre isso.