Algodistrofia

A algodistrofia é uma complicação não tão rara, frequente mesmo em determinadas patologias como as fraturas do punho (aproximadamente 20% dos casos independentemente do tratamento utilizado).

É um tipo de inflamação desencadeada por um trauma às vezes mínimo ou mesmo por uma pequena cirurgia. Atualmente, é impossível prever quem fará tal complicação.

Os sinais desta condição são marcados por dor muitas vezes significativa (aparentemente desproporcional), rigidez articular, inchaço da mão e dedos, sensações de calor e/ou frio, diminuição da força. Às vezes, esses sinais são limitados à  mão, ou acometem até o ombro.

Raramente são necessários exames para confirmar o diagnóstico. Em particular, a descalcificação localizada dos ossos da mão pode ser observada no raio-X.

Uma vez confirmado o diagnóstico, os tratamentos variam de acordo com a intensidade da dor e a restrição dos movimentos.

O tratamento permite reduzir gradualmente os sinais clínicos, mas a evolução permanece caprichosa durante vários meses ou mesmo um ou dois anos e as sequelas a longo prazo nem sempre podem ser evitadas apesar de um tratamento bem conduzido.

Estas sequelas podem ser dores residuais, alguma rigidez nos dedos e/ou punho, por vezes até no ombro.

O mecanismo desencadeante dessa condição ainda é pouco compreendido e somos forçados a nos contentar em tratar as consequências sem poder agir sobre a causa. A total cooperação do paciente durante um tratamento tão longo continua sendo fundamental.

O cirurgião de mão  é o melhor profissional  para esclarecer  a quaisquer dúvida que você possa ter sobre esta condição. Não hesite em falar com ele sobre isso.